Conselho de Educação de Vitória da Conquista aprova proposta de escola em tempo integral
A resolução, publicada no Diário Oficial do Município, visa promover a educação do indivíduo, o desenvolvimento de valores e habilidades e inclusão social.
Foi aprovada na última quinta-feira (31), em Vitória da Conquista, a aprovação da proposta pedagógica Escola em Tempo Integral, pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
A resolução nº 001/2024, publicada no Diário Oficial do Município de quinta, define a estrutura da nova proposta, visa promover a educação plena do indivíduo, priorizando a cidadania, o desenvolvimento de valores e habilidades, e a proteção e inclusão social.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, afirma que a proposta representa um compromisso com a formação integral dos estudantes. A ideia é ampliar as possibilidades de aprendizagem através de uma abordagem integradora das áreas do conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Escola em Tempo Integral oferece atividades diversificadas, divididas em dois turnos: o principal, dedicado às disciplinas de português, matemática, educação física, história, geografia e ciências; e o oposto, dedicado a atividades lúdicas, esportivas e específicas, considerando a faixa etária, o ano de matrícula e as características do aluno (urbano, rural, quilombola ou com deficiência).
“Todos esses elementos contribuem para criar uma estrutura organizacional que visa proporcionar uma educação mais abrangente e alinhada com as necessidades e interesses dos alunos durante uma jornada escolar mais longa”, disse Edgard.
A estrutura das Escolas em Tempo Integral é definida por elementos como horário e currículo ampliados, atividades extracurriculares, tempo para refeições, apoio pedagógico, participação da comunidade, equipe multidisciplinar e espaços físicos adequados.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista conta com 11 escolas em tempo integral, sendo 10 na zona urbana e uma na zona rural. Em 2024, o número de escolas em tempo integral na zona rural foi ampliado para seis.