Coletânea de memórias homenageia Glauber Rocha em Vitória da Conquista nesta semana
A obra, organizada por profissionais de diversas universidades baianas, reúne pesquisas sobre o cinema na Bahia.
Vitória da Conquista, terra natal do cineasta Glauber Rocha, será palco do lançamento da coletânea “Memórias e Histórias do Cinema na Bahia – Volume 1”, nesta terça-feira (05), às 17h30, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
A obra, organizada por profissionais de diversas universidades baianas, reúne pesquisas sobre o cinema na Bahia, com foco em filmes, realizadores, produção, exibição, memória e formação.
O projeto, que celebra os 15 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, engloba uma série de atividades em parceria com outros projetos, como o “Cine Movimenta Centro“, o 15º Colóquio Nacional e o 8º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, e o Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual.
Além do exemplar físico, a coletânea será disponibilizada gratuitamente em formato de audiolivro pela plataforma Sound Cloud.
O evento conta com a presença dos organizadores e a apresentação do professor Edson Farias, da Universidade de Brasília (UnB). A obra aborda temáticas relevantes como a exibição cinematográfica em Salvador, a relação entre artes visuais, cinema e culturas afro-atlânticas, o cineclubismo baiano da década de 1950 e as trajetórias de cineastas renomados como Glauber Rocha, Roberto Pires, Olney São Paulo e Agnaldo “Siri” Azevedo.
A publicação da coletânea foi contemplada nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
O Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) da Uesb, com recursos da Capes, também contribui para a iniciativa.