continua após a publicidade

Mulheres chefes de família são maioria na Bahia, aponta IBGE

Segundo o censo de 2022, as mulheres representam 51% das pessoas responsáveis pelos domicílios no estado.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 31/10/2024 - às 16:33
Foto: IBGE/Divulgação

As mulheres representam 51% das pessoas responsáveis pelos domicílios na Bahia, segundo o Censo 2022 do IBGE. Sendo assim, a Bahia é o estado brasileiro onde mais mulheres são as chefes de família. Em 2010, a proporção era de 39,9%, mostrando um crescimento de mais de 11%.

Salvador está na terceira posição entre as capitais brasileiras com o maior número de mulheres chefes de família. A proporção de lares com mulheres como chefe de família cresceu em quase 45% das cidades baianas. Em 2010, menos de 2% das cidades baianas tinham mulheres como maioria na liderança dos lares.

O número de famílias chefiadas por pessoas pretas no estado é o segundo maior número de todos os tipos de famílias no estado, e representa 25%, superando os lares chefiados por brancos, que representam 18,6% das famílias.

A porcentagem famílias chefiadas por pardos ainda é maior, e corresponde a 55,7%. O índice de famílias chefiadas por indígenas é de 0,6% e o de amarelos é de 0,5%.

Já o número de famílias chefiadas por mulheres sem a presença de cônjuges é o maior em Salvador (53,1%), seguido pelo estado da Bahia com 45,1%.

A proporção de famílias sem filhos cresceu de forma significativa: mais de 4 em cada 10 famílias baianas não têm filhos e o número de mães solteiras no estado é de quase 840 mil, o que representa 16% do total de famílias no estado e em Salvador a proporção é de 18,2%.

Entre 2010 e 2022, o número de casas com uma única pessoa quase duplicou, e se tornou o segundo tipo de família mais comum na Bahia, representando um em cada cinco lares no estado.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!