continua após a publicidade

Bahia lidera pecuária no Nordeste com mais de 13 milhões de cabeças de gado

Itambé e Itapetinga são um dos municípios com maior destaque no estado.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 31/10/2024 - às 13:43
Foto: Divulgação / Adab

A Bahia consolidou-se como líder na pecuária do Nordeste, com um total de 13.180.904 cabeças de gado, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O levantamento foi realizado durante a campanha de vacinação ocorrida em abril deste ano.

Esse número coloca o rebanho bovino baiano como o sétimo maior do Brasil, destacando o estado como um polo importante no setor pecuário do país. 

A distribuição do gado baiano apresenta concentração expressiva em algumas regiões específicas. Na Bacia do Rio Grande, no Oeste da Bahia, estão registradas 1.294.905 cabeças de gado, seguida pelo Extremo Sul, com 1.109.709, e pelo Médio Sudoeste, que contabiliza 1.084.478 cabeças. 

Nos municípios de maior destaque nessas regiões, são: Santa Rita de Cassia, Wanderley e Cotegipe na Bacia do Rio Grande; Itamaraju, Itanhém e Medeiros Neto no Extremo Sul; e Itarantim, Itambé e Itapetinga no Médio Sudoeste.

Para Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab, esse avanço resulta de uma ação conjunta entre governo e produtores. “O crescimento do nosso rebanho bovino é resultado de um trabalho conjunto entre o governo e os produtores, que atuam em prol da sanidade e da qualidade dos rebanhos”, afirmou.

De acordo com ele, além de fortalecer a economia local, esse crescimento posiciona a Bahia ainda mais no agronegócio.A disponibilidade de grãos na região Oeste, aliada às práticas de manejo adequadas em todo o estado, impulsionam a produção e consolidam a Bahia como líder na pecuária nordestina”, completa.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!