Apenas 20% dos prefeitos eleitos na Bahia têm propostas sobre planejamento urbano e defesa civil
Vitória da Conquista é uma das cidades que possui a obrigatoriedade de elaboração de um PDDU.
Apenas 78 prefeitos eleitos na Bahia citaram os termos “Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU)” ou “defesa civil” em seus planos de governo.
Segundo levantamento do Bahia Notícias, em 2024, apenas 29 gestores eleitos citaram o Plano Diretor em suas propostas de governo para o mandato de 2025-2028.
Dentre os municípios que possuem obrigatoriedade de elaboração de um PDDU, apenas os prefeitos eleitos de Alagoinhas, Camaçari, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista adicionaram a pauta em seus planos de governo oficiais.
O que é o PDDU?
O PDDU é o principal mecanismo municipal de gestão pública e determina as diretrizes para o desenvolvimento do território das cidades. O plano é reformulado a cada 10 anos com a participação da sociedade e é obrigatório em municípios com mais de 100 mil habitantes.
O que é a Defesa Civil?
A defesa civil é uma estrutura composta de ações para prevenir, mitigar e responder a desastres naturais e tecnológicos. É importante que os municípios desenvolvam um Plano Diretor e tenham organizações de defesa civil para garantir a segurança da população.
Os municípios de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista possuem obrigatoriedade na elaboração dos Planos Diretores e possuem organizações consolidadas de Defesa Civil. Leia abaixo as propostas dos candidatos eleitos.
Em Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil) menciona a atualização do código de obras e o fortalecimento da Defesa Civil com o sistema de vigilância “Muralha Digital”.
Em Salvador, Bruno Reis (União Brasil) propõe a manutenção de algumas ações do PDDU, como a Transformação Urbana Localizada (TUL) para a melhoria do acesso às estações de transporte.
Luiz Caetano (PT), em Camaçari, promete a revisão das leis que compõem o mecanismo do Plano Diretor. Ele também menciona a criação de um núcleo de gestão integrada para a Defesa Civil.