Banco Central anuncia pagamentos de Pix por aproximação
Nova operação deve começar na próxima semana.
Nesta terça-feira (29), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que a modalidade de pagamento do Pix por aproximação será disponibilizado no pais. Na modalidade, o usuário aproxima o celular da máquina de cartão e o pagamento é feito, sendo solicitado uma senha ou o reconhecimento facial.
De acordo com presidente do BC, a novidade será lançada na próxima semana. “Nós vamos ter um evento com a Google porque vamos lançar o pagamento por aproximação do Pix. Do mesmo jeito que você tem hoje na wallet [carteira] da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix .
Durante o evento, Campos Neto, relatou que devido à característica de ser programável, o Pix permite que o Banco Central seja capaz de adicionar novas funcionalidades, em termos de programabilidade de dinheiro.
Com a modalidade por aproximação, será permitido a oferta de pagamento instantâneo nas carteiras digitais, as chamadas wallets, sem a necessidade de acesso ao aplicativo da instituição financeira. Com isso, o cliente poderá escolher sua instituição, cadastrar a conta na carteira digital e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação, similar ao caso dos cartões.