Campanha Outubro Verde intensifica combate à sífilis em Vitória da Conquista
Neste ano, até o momento, já foram confirmados, no município, 422 casos de sífilis adquirida, 91 em gestantes e 11 casos de sífilis congênita.
Até esta sexta-feira (25), Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) de Vitória da Conquista promove a campanha Outubro Verde, com foco no combate à sífilis e à sífilis congênita. A ação oferece testes rápidos gratuitos e orientações sobre a prevenção e tratamento da doença.
O teste, disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede do Caav, é rápido e o resultado sai em 20 minutos.
A médica infectologista Carolina Palmeira destacou a importância do tratamento, que é 100% gratuito pelo SUS. “Adultos, crianças, gestantes, nós estamos abertos para essa testagem e para fazer o tratamento, que é 100% gratuito pelo SUS. A importância disso é evitar que principalmente as gestantes tenham uma criança doente que poderá ficar com sequelas graves pelo resto da vida e que a gente consiga bloquear essa transmissão”, pontuou ela.
A campanha visa conscientizar a população e intensificar as ações de prevenção. A coordenadora do Caav, Edilane Borges, reforçou a importância do diagnóstico e tratamento precoce para prevenir a sífilis congênita. “Nós estamos com ações conjuntas com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde, como a Vigilância Epidemiológica, o Centro Especializado de Saúde do Trabalhador (Cerest) e Atenção Básica, que estão fazendo testagem no território, sala de espera para conscientização, diagnóstico precoce e tratamento precoce“, destacou.
Em 2023, Vitória da Conquista registrou 645 casos de sífilis adquirida, 118 em gestantes e 24 casos de sífilis congênita. Já este ano, até o final de setembro, foram confirmados 422 casos de sífilis adquirida, 91 em gestantes e 11 casos de sífilis congênita.
A campanha é uma iniciativa conjunta com outros setores da Secretaria Municipal de Saúde, como a Vigilância Epidemiológica, o Cerest e a Atenção Básica, reforçando a importância do diagnóstico precoce para o controle da doença.