Câmara de Vereadores instaura CPI da Saúde em Vitória da Conquista
A CPI vai investigar irregularidades na Secretaria de Saúde durante a pandemia de Covid-19, em 2022.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista instaurou, nesta quarta-feira (23), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde do município durante a pandemia de Covid-19, em 2022.
O presidente da Câmara, Vereador Hermínio Oliveira (PP) assinou o ato de instauração da comissão na manhã desta quarta, após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O vereador Chico Estrella (PDT) será o presidente da comissão.
Além disso, a CPI será formada pelos seguintes legisladores como:
- Alexandre Xandó (PT) – membro;
- Bibia (UB) – relator;
- Márcia Viviane (PT) – suplente;
- Edivaldo Ferreira Jr. (PSDB) – suplente;
- Nildo Freitas (UB) – suplente.
A CPI da Saúde vai investigar irregularidades na Secretaria de Saúde em 2022. Em abril de 2024, a Polícia Federal realizou uma busca e apreensão no prédio da Secretaria de Saúde. As investigações da Polícia Federal tiveram início após denúncias de irregularidades na aquisição de testes rápidos para a detecção da Covid-19.
CPI da Saúde
A proposta da CPI surgiu após a Operação Dropout, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que revelou um esquema de desvio de recursos públicos na Secretaria de Saúde durante a pandemia de COVID-19.
As investigações indicam fraudes em processos licitatórios para a compra de testes de detecção do vírus, totalizando R$ 2.030.000,00.