Bahia precisará qualificar 574 mil profissionais da indústria até 2027, aponta estudo
O Qualifica PAC Linhas de Transmissão deve habilitar 600 profissionais para atuar na implantação de linhas de transmissão em municípios como Vitória da Conquista e Jequié.
Um estudo do Observatório Nacional da Indústria (ONI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que a Bahia precisará qualificar 574 mil profissionais do setor industrial até 2027.
Desse total, 97 mil serão novos trabalhadores, enquanto 477 mil precisarão ser requalificados para acompanhar as mudanças tecnológicas e de produção. Essa demanda reflete o ritmo de criação de empregos e a necessidade de reposição de trabalhadores no mercado formal.
De acordo com informações do Jornal Correio, a superintendente executiva de Educação Profissional do Senai Bahia, Patrícia Evangelista, destacou que a modernização dos processos produtivos exige novas habilidades técnicas, como o uso de máquinas e softwares, além de competências comportamentais, como pensamento crítico e inteligência emocional.
O estudo projeta a criação de 609 mil novas vagas no setor industrial e áreas relacionadas entre 2025 e 2027. O Mapa do Trabalho Industrial, elaborado com base na projeção do emprego formal, aponta que a indústria deve manter um crescimento estável de 2,0% até 2027, gerando demanda por qualificação e formação de novos profissionais.
Para atender a essa necessidade, o Senai prevê uma avaliação do portfólio atual dos trabalhadores e a adaptação das qualificações às demandas do setor industrial. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) reforçou essa visão com programas de capacitação como o Qualifica PAC Linhas de Transmissão, que vai qualificar 600 profissionais para atuar na implantação de linhas de transmissão em municípios como Vitória da Conquista, Jequié, Irecê, Juazeiro e Teixeira de Freitas, com foco na formação de 600 eletricistas industriais.
Há ainda a perspectiva de abertura de 150 vagas para o Curso de Qualificação BYD até 2025, em parceria com o Senai. Além disso, o programa Manuel Querino prevê um investimento de R$ 22 milhões para capacitar mais de 17 mil trabalhadores em 205 municípios da Bahia entre 2024 e 2026.
Com essa requalificação, a Bahia se posiciona para acompanhar a evolução da indústria, garantindo competitividade e novas oportunidades de emprego nos próximos anos.