Nordeste tem menor índice de rejeição à liberação das drogas, aponta pesquisa
Os dados da região são contrários ao resultado nacional, que aponta que 61% dos brasileiros são contrários à liberação de todas as drogas.
Uma pesquisa do PoderData sobre a legalização de drogas no Brasil, realizada entre 12 e 14 de outubro, com 2.500 pessoas, aponta que 61% dos brasileiros são contrários à liberação de todas as drogas.
Na contramão do resultado nacional, a região nordeste é a região que tem o menor índice de pessoas contra a liberação das drogas em geral, no país. Segundo a pesquisa, 56% dos nordestinos são contra, em face de 23% que são a favor. 21% preferiram não responder.
O PoderData estratificou os dados por região, e a região Centro-Oeste teve a maior taxa de desaprovação, com 69% dos entrevistados se posicionando contra a medida. As regiões Norte e Sul registraram uma desaprovação de 64% e o Sudeste tem 62% de desaprovação.
Nas diferenças nas respostas por gênero e faixa etária, as mulheres se mostraram mais favoráveis à legalização das drogas do que os homens, com 24% das mulheres apoiando a medida e 20% dos homens.
Os jovens, de 16 a 24 anos, são menos contrários à medida, enquanto nas faixas etárias mais avançadas o percentual de rejeição aumenta. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de outubro de 2024. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 181 municípios nos 26 Estados e no distrito federal.
Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema Unidade de Resposta Audível (URA), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.