Bahia instala Comitê Gestor de Segurança Viária para redução de mortes no trânsito
A expectativa é que a iniciativa ajude o estado a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
O Estado da Bahia deu um passo inédito na gestão da segurança viária ao instalar, nesta segunda-feira (21), o Comitê Gestor de Segurança Viária.
O objetivo da iniciativa é reforçar as ações para reduzir mortes e lesões no trânsito, em linha com as metas nacionais e globais. O comitê funcionará como uma estrutura única para a implementação de políticas e estratégias de segurança viária.
Instituído pelo decreto nº 23.116, publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de outubro, o comitê é composto por 15 membros, incluindo secretários estaduais das pastas de Saúde, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura, Comunicação Social, entre outras, além de representantes de órgãos como o Detran-BA e a Polícia Rodoviária Federal.
O secretário da Administração, Edelvino Góes, foi eleito presidente do Comitê Gestor de Segurança Viária. “Com seu formato inédito, o Comitê se configura como uma importante iniciativa para nos ajudar a alcançar as metas de redução de acidentes e mortes no trânsito”, destacou ele.
A expectativa é que o comitê ajude o estado a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030, alinhando-se às metas da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, firmada pela ONU.