continua após a publicidade

Cetas de Vitória da Conquista recebe quase mil pássaros silvestres resgatados em operação policial

Com essa nova remessa, o total de aves recebidas pelo Cetas em outubro já ultrapassa 1.700.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 18/10/2024 - às 19:32
Foto: PMVC.

Na quinta-feira (17), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Vitória da Conquista recebeu 993 pássaros silvestres resgatados durante uma operação policial em Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. 

Esta foi a segunda maior entrada de animais em um único dia neste ano. Com essa nova remessa, o total de aves recebidas pelo Cetas em outubro já ultrapassa 1.700.

Os pássaros resgatados incluem espécies como canário-da-terra, coleirinho e papa-capim. Infelizmente, muitos deles estavam estressados e debilitados, devido às condições inadequadas em que eram mantidos, em espaços pequenos, sem acesso a água e comida.

De acordo com o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, os animais passarão por observação e receberão cuidados veterinários até se recuperarem.“Eles já estão recebendo os cuidados veterinários, com alimentação adequada até a total recuperação. Quando estiverem bem, serão devolvidas à natureza em locais cadastrados e de ocorrência de cada espécie”, informou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a crescente quantidade de pássaros silvestres encaminhados ao Cetas e elogiou o trabalho da equipe do centro. 

“O trabalho desenvolvido pelo Cetas é fundamental para a manutenção da biodiversidade. A gente tem tido ocorrências constantes de recebimento de aves principalmente, diversos outros animais também, mas as aves são as maiores vítimas do tráfico de animais silvestres”, ressaltou a secretária.

Nesta primeira quinzena de outubro, o Cetas já havia recebido 747 aves passeriformes da fauna silvestre brasileira, apreendidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inema) e pela Polícia Militar nos dias 3, 4 e 8.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!