continua após a publicidade

Dia Nacional da Vacinação reforça importância da imunização com ações em Vitória da Conquista

Até setembro deste ano, as coberturas vacinais para crianças menores de um ano estão acima de 80%, com destaque para vacinas como meningo C e tríplice viral.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/10/2024 - às 17:46
Foto; reprodução/ PMVC

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado nesta quinta-feira (17). A vacinação é responsável por combater doenças como poliomielite, sarampo e varíola que já causaram grandes sequelas e mortes no passado, mas foram erradicadas graças à vacinação, que vem para reforçar a importância da imunização. 

Em Vitória da Conquista, a população tem acesso gratuito a mais de 20 vacinas através do Programa Nacional de Imunizações, com atendimento disponível em 45 unidades de saúde da zona urbana e rural, além do Caav e do Hospital Esaú Matos.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, destacou a relevância da vacinação para a proteção das crianças contra doenças imunopreveníveis. “Desde o ano passado, estamos empenhados nessas estratégias de busca ativa, buscando melhorar as coberturas vacinais para que essas doenças não voltem a aparecer. Mas esse trabalho passa também pela disseminação de informações seguras, por meio de estratégias fortalecidas de comunicação com a população e da conscientização dos pais e cuidadores para assegurarem a proteção das nossas crianças”, afirmou.

Sarah Farias, coordenadora de Imunização da SMS, também falou sobre a importância dessa conscientização. “Nós fazemos ações extramuros, principalmente junto com a Atenção Básica nas ações do Bolsa Família e com o projeto Vacina na Escola, para fazer a atualização de cartões de vacina. Além das parcerias feitas com outros setores, a exemplo da Polícia Federal e da Justiça do Trabalho, e atendendo também às solicitações de empresas para reforçar a importância da vacinação junto à comunidade“,informou. 

Até setembro deste ano, as coberturas vacinais para crianças menores de um ano estão acima de 80%, com destaque para vacinas como meningo C e tríplice viral. No entanto, a cobertura contra febre amarela e varicela ainda está abaixo do esperado, devido à falta de abastecimento pelo Ministério da Saúde, febre amarela (77,19%) e varicela (75,52%) ainda estão um pouco abaixo do esperado.

A Anvisa e outros órgãos de saúde garantem que as vacinas são seguras e representam a melhor forma de prevenir doenças graves. “Vacinas salvam vidas! Continuaremos fortalecendo nossas ações porque o Programa de Imunização é um dos maiores sucessos do Sistema Único de Saúde”, ressaltou Fernanda Maron.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!