Turismo na Bahia cresce quase 10% no primeiro semestre de 2024 e gera R$2,4 bilhões em receitas
As atividades turísticas no Estado tendem a aumentar com a criação de novas rotas de aviação, incluindo voos internacionais.
O turismo na Bahia está em alta, atraindo mais visitantes e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. Dados do IBGE, publicados no começo de setembro, mostram um crescimento de 9,1% no volume das atividades turísticas na Bahia em relação ao primeiro semestre de 2023.
A Bahia recebeu 4,8 milhões de viagens nacionais no primeiro semestre de 2024. O estado tem a maior taxa de crescimento entre as unidades federativas. A receita com turismo também cresceu, sendo R$ 2,4 bilhões no primeiro semestre de 2024.
O volume das atividades turísticas no estado aumentou 102,6% em três anos. A taxa média de ocupação em hotéis em Salvador foi de 62,9%. O turismo está gerando mais de 550 novas vagas de trabalho.
Segundo o governo da Bahia, o resultado se dá em razão de investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura para o turismo, com a criação de novas rotas aéreas e a expansão dos aeroportos.
Nesta semana, o governo federal lançou o projeto “Brasil Voando”, com o objetivo de incentivar as viagens aéreas no país. O projeto busca democratizar o acesso à aviação civil e reduzir o custo operacional das empresas aéreas.
Além disso, a Azul irá oferecer um voo diário para Barreiras e dois voos semanais para Lençóis e Guanambi a partir de janeiro de 2025, ampliando a rede de serviços da empresa.
Outra novidade turística da Bahia é o lançamento do voo Salvador x Paris, realizado pela Air France. As operações começam no dia 28 de outubro, com três frequências semanais, o que significa mais de mil assentos por semana para essa rota internacional.