continua após a publicidade

Projeto Sertão Sankofa apresenta espetáculo “Memórias Imaginadas” neste final de semana em Vitória da Conquista

O projeto celebra a cultura negra e indígena do sertão baiano e conta com performances da artista conquistense Dani de Iracema.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 16/10/2024 - às 14:45
Foto: Divulgação

Neste final de semana, Vitória da Conquista vai receber o projeto “Sertão Sankofa”, da artista conquistense Dani de Iracema, que celebra a cultura negra e indígena do sertão baiano.

O projeto, que será realizado em duas etapas, terá como resultado uma performance coletiva que irá abrir a apresentação do solo “Memórias imaginadas das terras por onde andei”.

As apresentações acontecem no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, nos dias 18 e 21 de outubro. A primeira apresentação, no dia 18, vai ser seguida da roda de conversa “Sertão Afroindígena”.

A performance coletiva, que conta com a participação de Afrontosa Let, Duda Nazaré, Jade Roxo, Raffá Obá Mirim e Rafa Pereira, é resultado de uma residência artística em duas fases, com início no dia 11 de outubro, que contou com uma vivência com Vando Oliveira, artista plástico indígena Paneleiro-Mogoyó.

A performance solo “Memórias imaginadas das terras por onde andei”, com autoria e interpretação de Dani de Iracema, leva a plateia para uma viagem pessoal. A atriz mergulha nas memórias da sua trajetória no sertão baiano e sua ancestralidade africana, construindo uma narrativa sobre a busca pela identidade e o pertencimento a suas raízes.

O projeto,  criado   por   Dani  de  Iracema  em  2019,   teve   como   inspiração   a   história  da sua  ancestralidade   africana   no   sertão da   Ressaca,   região   habitada por  indígenas  Aymorés,  Pataxós  e Mongoyós.    

Em  2024,  a   artista  comemora  dez  anos de  trabalho  em  Salvador, onde   ela   foi estudar  após  sua  formação em  Conquista. Foi   em   Salvador que Dani de Iracema  experimentou   as  tradições  afro-diaspóricas,  aprendendo  a   dançar capoeira   angola  e   samba   de   roda.

O projeto “Sertão Sankofa” procura ressaltar a contribuição e a presença negra e indígena na região. O projeto “Sertão Sankofa” também foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!