Petrobras reduz o preço do gás natural para 1,41% a partir de novembro
O objetivo é aumentar o acesso do combustível para a população e para a indústria.
A Petrobras anunciou que irá reduzir o preço do gás natural para as distribuidoras em 1,41% a partir de novembro, com o objetivo de aumentar o acesso do gás para a população e para a indústria, tornando o produto mais competitivo.
O diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, disse que o gás natural é uma importante ferramenta para o Brasil emitir menos gases poluentes do que os demais combustíveis fósseis.
Ele citou que desde o início do governo Lula, o preço do gás já foi reduzido em 17% desde janeiro de 2023.
O diretor também informou que a Petrobras aprova uma nova política para contratos de gás com as distribuidoras que oferecem mais flexibilidade em relação a prazos, início do fornecimento, local de entrada e índice de referência para o preço do gás.
Essa mudança aumenta as opções de contratos para as distribuidoras de 20 para 48 possibilidades de combinações de contratos. “As distribuidoras podem fazer um tipo de contrato jogando com flexibilidade, prazos, início de fornecimento, local de entrada e indexador”, disse o diretor.
“Jogando com essas variáveis a gente tinha 20 possibilidades de combinação de contratos anteriormente. Esse novo pacote aprovado pela diretoria faz passar de 20 para 48 possibilidades para as distribuidoras”, explicou. A Petrobras irá implementar um prêmio de incentivo à demanda, com preço 10% inferior ao preço de referência para consumos acima do compromisso mínimo do cliente.
“Se o cliente tinha um valor para compromisso mínimo e ultrapassar o compromisso, tem que ter uma redução de 10% no preço de referência. Isso também vai nesse sentido da política de dar mais acesso ao gás”, apontou Tolmasquim.
A presidente da empresa, Magda Chambriard, afirmou que a companhia está investindo na produção do Complexo de Energias Boaventura (Comperj) no Rio de Janeiro, com a expectativa de aumentar em 50% a produção de derivados. A Petrobras está analisando poços de petróleo que podem ter potencial para a exploração de gás.
De acordo com a Agência Brasil, a Petrobras acredita que o mercado livre de gás pode triplicar em termos de capacidade e absorção de gás no país. A companhia está expandindo sua atuação no mercado livre de gás, e quer atender a diversas demandas do mercado.
“A gente entende que, com um preço adequado de gás, o mercado de gás brasileiro pode triplicar em termos de capacidade e de absorção de gás. É isso que estamos buscando. É o que estamos buscando [também] com fertilizantes e petroquímica”, disse Chambriard.