Passagens de ônibus intermunicipais sofrem aumento de quase 7% em todo o Estado
A medida impacta diretamente o bolso do consumidor que precisa viajar com frequência entre os municípios da Bahia.
As tarifas dos ônibus intermunicipais rodoviários da Bahia tiveram um aumento de 6,84%, que entrou em vigor na última quinta-feira (10). O reajuste foi anunciado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
A medida impacta diretamente o bolso do consumidor que precisa viajar com frequência, entre os municípios da Bahia, como estudantes e trabalhadores que moram, trabalham ou estudam em cidades diferentes.
O aumento que impacta o valor da passagem de ônibus intermunicipais que saem das estações rodoviárias em todo o estado, teve a influência de fatores como aumento no valor do combustível.
A Agerba define o valor do reajuste anual a partir de pesquisas que analisam os custos das empresas com funcionários, peças, combustíveis e outros insumos.
O aumento recente foi o segundo maior registrado nos últimos anos. Esse valor só perde para reajuste nas tarifas ocorrido em agosto de 2023 quando foi quase 13%.
Em entrevista ao Jornal Bahia Meio Dia, Sebastião Gonçalves, aposentado, conta que com o aumento, a passagem da linha Marani-Vitória da Conquista passou de R$ 48 para R$ 53.