Governo da Bahia lança edital para credenciamento de médicos e odontólogos com investimento de R$655 milhões
O projeto prevê a contratação de serviços para cerca de 252 mil plantões anuais.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou um novo edital para o credenciamento de empresas formadas por médicos e odontólogos, com o objetivo de reforçar o atendimento nas unidades de saúde sob sua gestão.
O edital foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (15) e prevê a contratação de serviços para cerca de 252 mil plantões anuais, com um investimento superior a R$655 milhões por ano. As unidades contempladas incluem tanto a capital quanto o interior do estado.
Entre as principais inovações do edital está o aumento no número de especialidades, que agora ultrapassa 120, incluindo a odontologia hospitalar.
O documento também introduz incentivos financeiros para profissionais que atuarem em áreas de alta complexidade, como cirurgias e terapia intensiva, e em plantões com menor demanda, como finais de semana e feriados.
Além disso, o modelo de remuneração será baseado na produtividade, visando otimizar os serviços prestados, especialmente em áreas críticas.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o novo edital não só busca melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população. “Com este edital, queremos não apenas garantir um atendimento mais eficiente e qualificado para a população baiana, mas, também, criar um ambiente que valorize os profissionais e estimule a expansão da alta complexidade em todo o estado, inclusive no interior. É um avanço que reflete o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública”, informou a mesma.
O projeto foi desenvolvido em parceria com entidades representativas e prevê reajustes anuais baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), garantindo maior eficiência e abrangência dos serviços.