Azul Linhas Aéreas terá voos de Salvador para Barreiras, Guanambi e Lençóis
Os voos são resultado de um investimento do governo estadual e federal juntamente com a companhia; Vitória da Conquista deve ser ampliada com novas rotas.
O governo da Bahia está investindo em novas rotas aéreas para conectar as regiões do estado. As novas rotas irão sair de Salvador e serão operadas pela Azul Linhas Aéreas, a partir de janeiro de 2025.
As novas rotas aéreas vão ligar Salvador a Barreiras, com um voo diário e a Guanambi e Lençóis com dois voos semanais em cada cidade.
As rotas regionais ligam regiões isoladas ao centro econômico do país, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias. As novas rotas devem impulsionar o turismo, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos baianos.
O governador Jerônimo Rodrigues disse que a novidade fez para de resultados “ainda mais expressivos” da aliança do Governo da Bahia com o governo federal.
No período entre 2023 e 2024, mais de seis milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do estado. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, acredita que o projeto vai estimular o turismo na Bahia, especialmente no interior, e que irá melhorar a qualidade de vida da população baiana.
A Azul irá operar 299 voos semanais na Bahia. A empresa já opera em oito bases no estado, além de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro, que irão ser ampliadas com essas novas rotas.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirma que a ampliação dos voos da Azul terá um impacto positivo para o desenvolvimento econômico do estado e do Brasil, e vai oferecer mais opções para os brasileiros conhecerem as diferentes regiões do estado da Bahia.
O projeto “Conheça o Brasil Voando”, do Governo Federal, tem como objetivo incentivar as viagens aéreas no Brasil, e é realizado em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos e com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
No segundo trimestre de 2024 o volume de atividades turísticas na Bahia cresceu 12,6% em relação ao mesmo período de 2023, o que é superior à média nacional.
O Governo do Estado investiu R$ 374,8 milhões em obras de recuperação de aeródromos em municípios como Caetité, Cipó, Valente, Castro Alves e Ipiaú. O investimento na infraestrutura aérea contribui para o aumento do turismo e impulsiona a geração de empregos.