Filme produzido por estudantes de Vitória da Conquista serão exibidos no Festival do Rio 2024
Outro trabalho baiano que será exibido é “Ikhã Nákiyã – luta ancestral”, produzido por estudantes de Santa Cruz Cabrália.
Nesta quinta-feira (10), dois filmes produzidos por estudantes da rede estadual de ensino da Bahia serão exibidos na Mostra Geração, durante a 26ª edição do Festival do Rio 2024, um dos maiores eventos de cinema do Brasil.
O festival, que começou no último dia 3 e vai até o domingo (13), reúne trabalhos audiovisuais de destaque nacional e internacional.
Entre os filmes está “Evasão escolar: qualidade da educação”, criado por estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, em Vitória da Conquista.
O curta de 5 minutos e 51 segundos foi produzido por Yasmin Santos Almeida, Talita Eduarda Ferreira de Oliveira, Jailson Oliveira de Jesus, Carlos França Lopes Junior e Danilo Motta Rodrigues, que concluíram o Ensino Médio em 2023.
A obra foi supervisionada pela professora Maria Aparecida Galvão Farias. Yasmin, uma das alunas, destacou a importância de participar de projetos que promovem reflexões sobre questões sociais, afirmando que esse tipo de iniciativa pode gerar mudanças positivas.
Outro trabalho que será exibido é “Ikhã Nákiyã – luta ancestral”, produzido por estudantes do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. O colégio, fundado há dez anos, é dedicado ao desenvolvimento das habilidades dos jovens pataxós, e a produção audiovisual é uma das áreas incentivadas.
O vídeo foi criado por cinco alunos: Ana Marcele Braz, Rhauany Costa, Sara Machado, Luís Henrique Santos e Rayssa Vitória Lopes Elias, sob a supervisão da professora Shirley Pataxó. A produção foi inscrita no edital Vídeo Fórum do Programa Geração/Festival do Rio, e faz parte do Projeto de Agência de Notícias do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Ambos os filmes fazem parte dos 51 trabalhos selecionados para a categoria “Vídeo Fórum”, que reúne produções realizadas por crianças e jovens de diferentes partes do Brasil e do mundo.
A Mostra Geração, voltada para o público infanto-juvenil, é uma parte essencial do Festival do Rio e promove debates e discussões entre os participantes. O festival, reconhecido internacionalmente, continua a ser um espaço de visibilidade para o cinema brasileiro e um ponto de intercâmbio cultural com produções de todo o mundo.