Saiba quem são os dois vereadores mais votados de Vitória da Conquista; ambos são novatos na Câmara
Esta não é a primeira vez que um homem e uma mulher ocupam a posição de mais votados; em 2020, foram Xandó e Lúcia Rocha.
Os novos vereadores de Vitória da Conquista para a próxima legislatura foram definidos neste domingo (06) de eleições municipais. Os dois candidatos mais votados, Diogo Azevedo (União Brasil) e Léia de Quinho (PSD), são estreantes ao cargo no município.
Em 2020, a posição de mais bem votados foi ocupada por Xandó (PT) e Lúcia Rocha (MBD). Neste ano, Xandó conseguiu se reeleger, mas Lúcia deixou a Casa para concorrer à prefeitura e perdeu para a atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil).
Diogo Azevedo recebeu 6.017 votos. Ele é conhecido pelo seu trabalho à frente da Fundação do Hospital Esaú Matos, e foi elogiado por sua gestão na área da saúde.
Léia de Quinho foi a mulher mais votada para a Câmara de Conquista, ela recebeu mais de 4.272 votos. Léia tem um histórico na política na cidade vizinha, Belo Campo, onde foi a primeira-dama de 2017 a 2024.
Além de Diogo e Léia, apenas mais quatro legisladores são novatos na Câmara, estes são: Cris de Lúcia Rocha (MDB); Paulinho Oliveira (PSDB); Doutora Lara (Republicanos) e Marcio de Vivi (PSD). Dos 19 vereadores que buscaram a reeleição, 17 vão continuar na Câmara a partir de 2025.
Outra novidade deste ano é que o número de mulheres na casa legislativa dobrou, mas ainda são minoria. A partir do próximo ano, quatro mulheres estarão presentes na Câmara, sendo três delas estreantes no cargo.