continua após a publicidade

Saiba quem são os dois vereadores mais votados de Vitória da Conquista; ambos são novatos na Câmara

Esta não é a primeira vez que um homem e uma mulher ocupam a posição de mais votados; em 2020, foram Xandó e Lúcia Rocha.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/10/2024 - às 17:29
Foto: Instagram (@leiameiraofc)/PMVC

Os novos vereadores de Vitória da Conquista para a próxima legislatura foram definidos neste domingo (06) de eleições municipais. Os dois candidatos mais votados, Diogo Azevedo (União Brasil) e Léia de Quinho (PSD), são estreantes ao cargo no município.

Em 2020, a posição de mais bem votados foi ocupada por Xandó (PT) e Lúcia Rocha (MBD). Neste ano, Xandó conseguiu se reeleger, mas Lúcia deixou a Casa para concorrer à prefeitura e perdeu para a atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil).

Diogo Azevedo recebeu 6.017 votos. Ele é conhecido pelo seu trabalho à frente da Fundação do Hospital Esaú Matos, e foi elogiado por sua gestão na área da saúde.

Léia de Quinho foi a mulher mais votada para a Câmara de Conquista, ela recebeu mais de 4.272 votos. Léia tem um histórico na política na cidade vizinha, Belo Campo, onde foi a primeira-dama de 2017 a 2024.

Além de Diogo e Léia, apenas mais quatro legisladores são novatos na Câmara, estes são: Cris de Lúcia Rocha (MDB); Paulinho Oliveira (PSDB); Doutora Lara (Republicanos) e Marcio de Vivi (PSD). Dos 19 vereadores que buscaram a reeleição, 17 vão continuar na Câmara a partir de 2025.

Outra novidade deste ano é que o número de mulheres na casa legislativa dobrou, mas ainda são minoria. A partir do próximo ano, quatro mulheres estarão presentes na Câmara, sendo três delas estreantes no cargo.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!