Com 58,83% dos votos, Sheila Lemos vence eleição no 1º turno em Vitória da Conquista
Waldenor (PT) teve 26,74% dos votos, enquanto Lúcia Rocha (MDB) recebeu 11,14% e Dr Marcos Adriano (Avante) 3,29%.
A candidata à prefeitura de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), foi a vencedora da disputa no primeiro turno das eleições municipais, com 58,83% dos votos válidos.
Sheila foi eleita em 2020 para o cargo de vice-prefeita na chapa de Herzem Gusmão e assumiu a prefeitura de forma definitiva após a morte de Herzem Gusmão em março de 2021.
No total, em 2024, Sheila Lemos recebeu 116.448 votos nas eleições municipais de Vitória da Conquista, o que equivale a 58,83% dos votos válidos.
Waldenor Pereira (PT) ficou na 2ª colocação, com 26,74%, seguido de Lúcia Rocha (MDB) com 11,14% e Marcos Adriano (Avante) com 3,29%.
No site oficial do TSE, o resultado sinaliza abaixo do nome da vencedora Sheila Lemos a indicação “Anulada Sob Judice”, devido à disputa judicial que acontece em paralelo às eleições e foram o assunto das últimas semanas na cidade.
Eleições em Conquista:
A eleição em Vitória da Conquista foi marcada por uma disputa judicial. Após uma ação da Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV) e do candidato Marcos Adriano (Avante), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu pela inelegibilidade de Sheila Lemos.
Entretanto, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e aguarda julgamento.
Na ação, a Federação e o Marcos Adriano argumentam que a candidatura de Lemos configura um 3º mandato familiar consecutivo, uma vez que sua mãe, a ex-prefeita Irma Lemos (MDB), assumiu o executivo municipal duas vezes de forma interina.