Possível compra de votos leva a operação da Polícia Federal em Caraíbas; entenda
A operação foi deflagrada nesta sexta-feira (04), na cidade que fica a 83 quilômetros de Vitória da Conquista.
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Caraíbas, cidade a 83 km de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (04). A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em investigação sobre compra de votos nas eleições municipais.
As investigações do MPBA apontaram que dois servidores públicos municipais ofereceram R$ 800 a um eleitor para votar em um candidato à prefeitura. Os servidores também prometeram um emprego na Prefeitura e 12 litros de combustível para que o eleitor participasse da carreata do candidato.
O MP pediu a expedição dos mandados e a Justiça atendeu ao pedido, com a participação da Polícia Federal em razão da matéria eleitoral.
As investigações continuarão, e caso haja a comprovação da participação do candidato à prefeitura na compra de votos, o MP irá entrar com uma representação eleitoral para responsabilizar os envolvidos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências e no local de trabalho de um dos servidores. Foram apreendidos celulares e documentos, incluindo comprovantes de transferência via PIX.
Segundo as investigações, a negociação ilegal ocorreu no dia 22 de setembro deste ano. Áudios obtidos pela polícia comprovam o pagamento de parte do valor e a promessa do pagamento do restante após o comício.
Código Eleitoral classifica o crime de compra de votos como um ato ilegal, com pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.