Professor do Ifba de Vitória da Conquista é convidado a colaborar com organização de pesquisa nuclear da Europa
O pesquisador publicou artigos no Atlas, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo.
O professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) de Vitória da Conquista, Dr. Juan Lieber Marin, é um dos colaboradores do Atlas, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo.
O Atlas é realizado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça, e tem como objetivo desvendar os mistérios do universo.
De acordo com o site Achei Sudoeste, o cientista conquistense foi convidado para atuar no CERN durante o doutorado, e conseguiu se destacar ao solucionar um problema técnico. Dr. Juan Lieber Marin entrou para a lista de autores que publicaram artigos no experimento Atlas.
Em janeiro de 2024, o professor foi convidado para liderar um grupo de trabalho no monitoramento de uma das partes do experimento.
O professor destaca a importância do trabalho que desenvolve, “do ponto de vista educacional, mostra o potencial do Ifba como vetor de transformação social, além de ratificar a qualidade do ensino e da pesquisa oferecidos pelo instituto com alcance internacional”.
A participação de Dr. Juan Lieber Marin no Atlas é um reconhecimento significativo para o Ifba. A lista de autores do experimento conta com cerca de 3.000 cientistas de todo o mundo.