continua após a publicidade

Hospital de base promove campanha ‘Setembro Verde’ para conscientização sobre doação de órgãos

A campanha do Hospital Geral de Vitória da Conquista culmina no Dia de São Cosme e Damião, neste sábado (27), que celebra os santos médicos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 27/09/2024 - às 18:03
Foto: Ascom/HGVC.

Em setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), promoveu uma série de ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. As atividades buscaram sensibilizar pacientes e visitantes sobre o impacto vital desse gesto altruísta.

Com o apoio do Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista (HOC), responsável pelos transplantes de córneas na região, e das cooperativas COOPSEV, CTES, SICOOB e MEDICOOP, a campanha incluiu a distribuição de informativos, aferição de pressão arterial e glicose, sessões de massagem e sorteios de brindes. Houve também a exibição de filmes e palestras, abordando o tema da doação de órgãos.

O “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre o tema, culmina no Dia de São Cosme e Damião, neste sábado (27). Essa data simbólica celebra os santos médicos conhecidos por sua generosidade e cuidado com o próximo, refletindo os valores associados à doação de órgãos.

A CIHDOTT, além de realizar a captação de órgãos, desempenha um papel ativo na educação e sensibilização da comunidade. A equipe organiza palestras em escolas, faculdades e oferece capacitações para profissionais de saúde, além de conduzir programas de educação continuada sobre o processo de doação.

Segundo a coordenadora do pronto-socorro do HGVC, Dra. Lívia de Assunção Melo, a precisão no diagnóstico de morte encefálica é crucial para agilizar o processo de doação. Ela explica que o diagnóstico é feito com o auxílio de uma equipe médica qualificada e exames rigorosos, como eletroencefalograma ou Doppler transcraniano. Após a confirmação da condição irreversível do paciente, a CIHDOTT entra em ação para iniciar o protocolo de doação.

Atualmente, o HGVC é o hospital do interior da Bahia com o maior número de captações de órgãos, ocupando a terceira posição no estado. Várias captações de múltiplos órgãos e córneas já foram realizadas, beneficiando pacientes da fila de transplantes, tanto no estado quanto em nível nacional.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!