Eleitores com deficiência terão acesso a intérprete de libras nas urnas eletrônicas
A medida foi implantada pelo TSE em 2022; Em Vitória da Conquista, 195 eleitores devem usar a ferramenta.
Em todo o Brasil, nas eleições municipais, os eleitores com deficiência auditiva terão acesso a intérpretes virtuais de Libras nas urnas eletrônicas, nas eleições de 2024.
No dia 6 de outubro, 195 eleitores de Vitória da Conquista vão utilizar a ferramenta que foi implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas urnas eletrônicas em 2022.
O TSE disponibilizou tutoriais para orientar os eleitores sobre o uso da ferramenta de interpretação de Libras. No site do TSE, há um simulador de votação com candidatos e partidos fictícios para que o eleitorado possa se familiarizar com o sistema.
De acordo com o site do TSE, em Vitória da Conquista 1.964 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência, sendo 29,28% com deficiência de locomoção, 16,85% com deficiência visual, 9,93% com deficiência auditiva e 41,60% com outros tipos de deficiência.
Eleitores com deficiência têm direito ao atendimento prioritário e podem solicitar a presença de um acompanhante de confiança na cabine de votação.
Outros serviços como o uso de guia de orientação, o uso de tecnologia assistiva para pessoas cegas e com baixa visão, teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto em Braille estão disponíveis para os eleitores com necessidades.