Sistema de Reconhecimento Facial na Bahia captura 1.900 foragidos, incluindo 647 em 2024
Além da capital e da região metropolitana, a tecnologia é utilizada 80 cidades do interior da Bahia, abrangendo Vitória da Conquista.
Na quarta-feira (18), o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.900 foragidos da Justiça capturados, com a prisão de um homem procurado por roubo, em Salvador.
Somente em 2024, a tecnologia identificou 647 pessoas com mandados de prisão. Implementado em 2019, o sistema de reconhecimento facial é utilizado em áreas estratégicas de Salvador, municípios da Região Metropolitana e outras 80 cidades do interior da Bahia, incluindo Vitória da Conquista.
Entre os capturados, 25% eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro. Além disso, pouco mais de 19% dos detidos tinham dívida de pensão alimentícia.
Nos últimos 18 meses, a Bahia conseguiu localizar, em média, dois foragidos por dia. As prisões foram realizadas em diversos municípios baianos, como Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, entre outros.
Além de ser utilizada em pontos fixos, as câmeras de reconhecimento facial também atuam de forma móvel durante grandes eventos das cidades. Nesses momentos, o sistema também auxilia na contagem de público.