Bahia enfrenta aumento alarmante de queimadas em 2024, com mais de 3 mil focos registrados
O número coloca a Bahia em segundo lugar no Nordeste; a região Oeste do estado é a mais afetada.
A Bahia enfrenta um aumento alarmante no número de queimadas neste ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 3.356 focos de incêndios entre janeiro e agosto, o que coloca a Bahia em segundo lugar no Nordeste. A região Oeste do estado é a mais afetada.
O Corpo de Bombeiros da Bahia está atuando desde julho na Operação Florestal 2024 para combater os incêndios nas áreas de mata, em cinco bases florestais: Oeste, Norte, Chapada, Lapa e Sudoeste.
As equipes dos Bombeiros realizam ações de combate ao fogo e orientação preventiva para a população. Até o momento, a corporação já eliminou 422 incêndios florestais.
A condição climática aumenta as chances de incêndios, e o mês de setembro é considerado crítico, com baixa umidade e altas temperaturas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que essas condições persistam até a segunda quinzena de outubro.
O Inmet emitiu um alerta amarelo para vendaval em 200 cidades da Bahia, o que pode causar queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Os bombeiros estão preparados para atuar em áreas de difícil acesso.
As autoridades ressaltam a importância da prevenção, como não acender fogo em áreas de vegetação sem autorização, não usar fogo para limpeza de pastagens, evitar queima de lixo, e ter cuidado com o transporte, acondicionamento e manuseio de líquidos inflamáveis.
Em caso de incêndio florestal, a orientação é ligar para os Bombeiros (telefone 193) e fornecer a localização.