Queijaria de Itambé se destaca com 12 medalhas no Encontro Nordestino de Leite 2024
No total, a Bahia recebeu 38 prêmios pela produção de derivados no leite, para empresas de 6 municípios.
A queijaria Laticínios Búfalas Garota, do município de Itambé, que fica a 57 quilômetros de Vitória da Conquista foi destaque entre os municípios baianos premiados durante o 18º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (ENEL).
O concurso contou com 590 amostras e premiou 38 produtos da Bahia. O maior destaque entre os baianos foi para a queijaria artesanal de Itambé, que recebeu 12 medalhas.
O evento aconteceu no Parque da Independência, em São Luís (MA), entre os dias 1º e 4 de setembro. O reuniu técnicos, autoridades e produtores do setor e premiou produtores de derivados do leite, em todo o nordeste.
Roberta Gusmão, proprietária da Laticínios Búfalas Garota, comemorou os resultados da empresa na competição. A empresa itambeense conquistou duas medalhas de bronze, cinco de prata, quatro de ouro e uma de seleção queijista, destinada à relação dos 10 queijos que mais se destacaram.
“Fazemos o que amamos, que é levar queijo de qualidade à mesa dos consumidores. Agradeço também ao Sebrae. Nós intensificamos muito essa aproximação, que vem nos ajudando a melhorar na parte técnica, na comercialização e no marketing”, disse a produtora.
Além da empresa de Itambé, produtores dos municípios de Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Vereda e Porto Seguro também foram premiados. As empresas do extremo-sul baiano conquistaram, juntas, 27 medalhas.
O coordenador de Agronegócios do Sebrae Bahia, Wagner Carvalho disse que o evento busca a capacitação e troca de experiências para fortalecer a cadeia produtiva do leite. “O Sebrae Bahia tem atuado como um catalisador, promovendo o desenvolvimento e a inovação. Ficamos felizes com a participação dos produtores baianos, que mais uma vez se destacaram e colheram medalhas com suas queijarias”, disse.
O evento reuniu produtores rurais, profissionais do setor, especialistas e entusiastas do segmento, com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de leite e derivados na região Nordeste.
O 18º Enel também ofereceu palestras e workshops, proporcionou networking entre os participantes, com objetivo de viabilizar a formação de novas parcerias entre os profissionais.