Vitória da Conquista está entre as 15 cidades mais sustentáveis do nordeste, aponta estudo
Entretanto, a pesquisa também sinalizou que a cidade precisa melhorar nos quesitos de saneamento e meio ambiente.
O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024. O estudo analisou 404 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, incluindo Vitória da Conquista (BA), avaliando os fatores de competitividade de cada localidade.
O ranking classifica os municípios de acordo com seu desempenho em três dimensões: instituições, sociedade e economia.
O objetivo do estudo é compreender a capacidade de cada município de gerar riqueza, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população, além de estimular uma competição positiva entre as cidades.
Vitória da Conquista está na colocação 233 do ranking geral, ocupando o 14º lugar entre os municípios do Nordeste. A cidade destaca-se na dimensão economia (281ª colocação), com destaque para os resultados obtidos no pilar de inovação e dinamismo econômico (97ª colocação) e o pilar de capital humano (220ª colocação).
A cidade de Conquista ficou em colocações mais baixas nas dimensões instituições (330ª colocação) e sociedade (376ª colocação). Para melhorar esse cenário, o município precisa aprimorar o desempenho em pilares como saneamento (364ª colocação) e o meio ambiente (402ª colocação).
As áreas de foco para o governo de Vitória da Conquista devem ser o aprimoramento de serviços essenciais, a atração de investimentos e a qualificação da mão de obra. Conquista, além de trabalhar em sua estrutura e infraestrutura, precisa se destacar no cenário nacional por um ambiente favorável à criação de negócios.
O estudo completo do CLP, contém uma série de dados sobre as dimensões e pilares avaliados para definir a competitividade de cada município. Acesse o estudo completo aqui.