Animação de cineasta da Uesb conquista Prêmio Grande Otelo de Cinema
Patrícia Moreira, professora do curso de Cinema, foi reconhecida pelo curta “A Mulher Vestida de Sol”.
Na última quarta-feira (28), a Academia Brasileira de Cinema entregou o Prêmio Grande Otelo em uma cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, destacando 30 categorias entre curtas e longa-metragens.
Entre os premiados, a cineasta Patrícia Moreira, professora do curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Vitória da Conquista, terra de Glauber Rocha, foi reconhecida pelo curta de animação “A Mulher Vestida de Sol”.
Patrícia esteve ao lado de renomados artistas nacionais, como Ailton Graça, Vera Holtz e Arlete Sales.
Em entrevista ao repórter Antonio Sena, Patrícia contou que a ideia do curta surgiu inicialmente como um projeto para envolver seus alunos, combinando formação acadêmica com um desejo pessoal de desenvolver uma obra de animação.
O projeto ganhou força após a perda de um aluno, William Azevedo, em 2022, o que a motivou a tirar a ideia do papel. O curta foi produzido com um orçamento modesto e contou com a ajuda voluntária de alguns alunos, resultando em uma obra experimental que mistura estética plástica e narrativa visual.
O curta “A Mulher Vestida de Sol” já foi exibido em países como Inglaterra, França, Austrália e Estados Unidos, e Patrícia espera que ele alcance ainda mais nações. Com o prêmio, a cineasta planeja expandir sua carreira para outras áreas do cinema, incluindo a produção de seu primeiro longa-metragem em 2024, além de continuar impulsionando o cinema contemporâneo de Vitória da Conquista e da Bahia.
“O prêmio é um lugar lindo, é um ambiente onde a gente faz várias conexões. Eu falei com vários produtores, vários diretores do Brasil, conversei com vários atores também, porque eu também trabalho com live action. O ano que vem eu vou produzir o meu primeiro longa, então eu já aproveitei esse prêmio para poder fazer algumas pontes, e eu estou super, super feliz mesmo, e acho que agora é colher esses louros e a possibilidade de avançar no cinema de Vitória da Conquista”, concluiu Patrícia.