Aumento de queimadas em Vitória da Conquista gera alerta e mobiliza Brigada de Incêndios
Casos somam em 13 registros de queimadas na cidade nos últimos 15 dias.
Na segunda-feira (26), a Brigada de Incêndios da Prefeitura de Vitória da Conquista atendeu três ocorrências de queimadas na zona urbana, incluindo a Serra do Periperi e o loteamento Primavera.
Esses casos se somam a outros 10 registros de queimadas na cidade nos últimos 15 dias, destacando a preocupação com o aumento das ocorrências devido ao calor e à baixa umidade do ar, características comuns no mês de setembro.
Mesmo sem um aviso formal de baixa umidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma temperatura de 25 ºC e umidade relativa do ar de 56% na tarde do mesmo dia.
A Brigada de Incêndios, composta por 10 servidores da Semma, é responsável por combater incêndios em áreas ambientais e verdes, enquanto o Corpo de Bombeiros e os proprietários de terrenos baldios são encarregados de lidar com incêndios em áreas residenciais e terrenos desocupados, respectivamente.
Além dos esforços da Semma, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realiza levantamentos e notificações de terrenos baldios que não estão em conformidade com a Lei 695/93 (Código de Posturas Municipal), alertando para os riscos de incêndios, mesmo em áreas aparentemente desocupadas, que podem abrigar animais.
A Semma reforça que a população deve denunciar práticas de queimadas criminosas por meio do número (77) 3429-7906, podendo fornecer informações e imagens que ajudem a identificar os responsáveis.
Para mais informações ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número 3429-7906 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.