Agricultura familiar ganha espaço em Vitória da Conquista com nova loja da cooperativa
A loja, que é a primeira da empresa na região, oferece uma variedade de chocolates especiais.
No último sábado (24) em Vitória da Conquista ocorreu a inauguração da terceira loja própria da marca Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que continua expandindo sua presença pelo estado da Bahia.
A loja, que é a primeira da cooperativa na região, oferece uma variedade de chocolates especiais produzidos de forma sustentável por agricultores familiares, incluindo bombons com sabores de frutas típicas como abacaxi, cupuaçu, banana, jaca, umbu, licuri, café, caju e goiaba, as barras de chocolate de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau, e outros derivados, como geleias e licores.
Além dos chocolates, a nova loja em Vitória da Conquista também oferecerá outros produtos da agricultura familiar baiana, como doces de umbu, azeite de licuri, castanhas de caju e cafés, destacando a rica sociobiodiversidade da Bahia. Localizada na Avenida Régis Pacheco nº 182.
O presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, destacou que a estratégia de abrir lojas próprias tem sido fundamental para o crescimento da marca. Além da nova loja em Vitória da Conquista, a cooperativa já possui uma loja na fábrica em Ibicaraí e um quiosque no Shopping Jequitibá, em Itabuna.
“Agora, o público conquistense e da região passa a ter chocolate especial bem pertinho de casa. Fazemos o chocolate com o cacau cabruca, plantado em meio a Mata Atlântica, garantindo a preservação do meio ambiente e o agricultor familiar tendo mais renda”, afirmou Crisóstomo.
A expansão da Bahia Cacau tem sido impulsionada pelo apoio do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Esse apoio incluiu investimentos em equipamentos e serviços que aprimoraram a qualidade do cacau produzido pela cooperativa, desde a entrega de mudas de alta qualidade até a assistência técnica e extensão rural, melhorando o beneficiamento da amêndoa de cacau e fortalecendo a produção.