Mesmo com o maior número de inscritos do Nordeste, Bahia tem alta abstenção no “Enem dos Concursos”
Na Bahia, mais de 162 mil pessoas se inscreveram para o CNU; Estudantes de Conquista constatam abstenção.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, teve uma alta taxa de abstenção na Bahia, com mais da metade dos inscritos deixando de comparecer às provas realizadas neste domingo (18).
Lívia Borges, de 23 anos, realizou a prova em Vitória da Conquista. Em entrevista ao Jornal Conquista, ela relatou que dos 39 alunos, apenas 12 apareceram na sala. “A participação foi baixa, na minha sala mesmo faltaram 27 pessoas, teve sala com menos”, disse.
A estudante Laís Amorim, de 25 anos, estranhou a abstenção dos colegas, principalmente porque percebeu a falta de concorrentes em outras salas, além da que ela fez a prova.
“Na minha sala havia dez pessoas de manhã, e as mesmas pessoas da manhã foram à tarde. Todo mundo estava comentando nos corredores, no final da prova, quando a gente saiu, como todas as salas estavam vazias. Uma sala só tinha quatro pessoas”, disse.
Laís avalia que a alta abstenção pode ter sido pela falta de divulgação do governo da nova data do concurso. O CNU aconteceria no dia 05 de maio, mas foi adiado no país todo, pelo governo federal, por conta das enchentes que alastraram o Rio Grande do Sul.
“Eu acredito que a evasão tenha sido maior por causa da falta de divulgação do que pela pela pela a divisão [em dois turnos] da prova. Acho que quem estava focado e preparado foi de qualquer forma”, afirmou.
Em Salvador, candidatos também relataram salas vazias em diversos locais de prova. Em entrevista ao Correio da Bahia, o estudante João Pedro Nascimento Sousa, 23 anos, disse que metade da sala estava vazia. “Na minha sala, de 120 inscritos tinham apenas 60. Pelo relato de um fiscal, aconteceu a mesma coisa em outras turmas”, disse João Pedro.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a abstenção foi acima de 50%. Cerca de 1 milhão dos 2,14 milhões de inscritos fizeram a prova. A ministra afirmou que a abstenção é comum em concursos públicos.
“A abstenção nos concursos públicos é uma coisa alta; a gente viu isso recentemente no concurso do Banco Central, que teve uma taxa muito alta de abstenção mesmo sendo um concurso caríssimo”, disse a ministra.
Na Bahia, mais de 162 mil pessoas se inscreveram para o CNU, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos em todo o Brasil. Os salários variam de R$ 4.407,90 a R$ 22.921,70. O gabarito oficial da prova será disponibilizado nesta terça-feira (20).