Prefeitura esclarece situação de abastecimento de água na zona rural
No comunicado, a assessoria esclareceu que as comunidades que não são atendidas pela Embasa continuam sendo abastecidas pela Operação Carro-Pipa do Município.
Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), divulgou uma nota esclarecendo a situação do abastecimento de água nos distritos de Bate-Pé e Pradoso.
Os distritos são abastecidos pelo sistema da Embasa, através de uma adutora que passa pelo Pradoso e segue até Bate-Pé.
A nota destaca que a obra de pavimentação na região, responsável por interromper o abastecimento em algumas áreas, é de responsabilidade do Governo do Estado. Enquanto a pavimentação está em andamento, a Embasa é encarregada de fornecer água às localidades afetadas por meio de caminhões-pipa.
A SMDR expressou solidariedade com os moradores impactados pela falta de água e enfatizou a necessidade de uma solução rápida por parte da Embasa. Além disso, a Prefeitura esclareceu que as comunidades que não são atendidas pelo sistema continuam sendo abastecidas pela Operação Carro-Pipa do Município.
Confira a nota na íntegra:
“Nota à Imprensa
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), informa que os distritos de Bate-Pé e Pradoso são abastecidos pelo sistema de água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por meio de adutora que sai da cidade, passa pelo Pradoso e vai até Bate-Pé. O Município esclarece ainda que a obra de pavimentação realizada no trecho é de responsabilidade do Governo do Estado, e que cabe à Embasa levar a água, por meio de carro-pipa, às localidades desbastecidas por conta da obra.
A SMDR se sensibiliza com a situação vivenciada pelos moradores dos dois distritos e aguarda uma solução rápida da Embasa para o retorno do abastecimento de água nas regiões citadas, já que a empresa é a concessionária do serviço em Vitória da Conquista e precisa resolver o problema com urgência.
Também esclarece que todas as localidades que não são contempladas com água da Embasa, inclusive algumas de Pradoso e Bate-Pé, a exemplo de Cachoeira das Araras, Olho D’água dos Monteiros, São Mateus e Cachoeira dos Porcos, são atendidas pela Operação Carro-Pipa do Município, cujo cronograma é seguido à risca, de forma a atender todas as famílias que dependem dessa água. E mesmo com a obra na estrada Pradoso-Bate-Pé, os caminhões têm conseguido chegar às comunidades para atender a demanda.
Secom, 13 de agosto de 2024.“