Candidatos poderão usar documentos digitais como identificação no Concurso Público Nacional
Não serão aceitas cópias impressas, nem fotografias
No próximo domingo (18), mais de 2,11 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU), irão realizar as provas. Os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, um documento de identidade válido, original e com foto na entrada da sala de prova.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena o concurso, ressalta que cópias em papel, mesmo autenticadas em cartório, não serão aceitas em nenhuma circunstância. Igualmente, não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do smartphone do próprio participante.
Os editais dos oito blocos do concurso autorizam o uso de documentos digitais para a identificação pessoal, que incluem o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG digital. Estes devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br ou aplicativo com o mesmo nome.
Caso o candidato opte por apresentar um documento digital, o MGI alerta para que o aplicativo Gov.br já esteja baixado no celular com bateria devidamente carregada. Após o download, o aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet.
Outra orientação do MGI é que o usuário se certifique, antecipadamente, que o aplicativo esteja funcionando corretamente.