Vitória da Conquista é uma das 150 cidades baianas com vagas para cursos técnicos gratuitos do Proeja
As inscrições vão até esta quarta-feira (07).
A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) vai oferecer cursos técnicos gratuitos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Os estudantes com 18 anos ou mais que não concluíram o Ensino Médio na idade regular têm até esta quarta-feira (07) para se matricular. São ofertadas 9 mil vagas em 26 cursos técnicos em 150 municípios da Bahia, e Vitória da Conquista está entre eles.
Além de Conquista, as cidades de Itapetinga, Itororó, Nova Canaã, Potiraguá, Tremedal, Jequié, Ilhéus, Itabuna e outros municípios vão receber os cursos técnicos. A lista completa com todas as cidades, unidades escolares e cursos foi divulgada pela SEC no link.
Para efetuar a matrícula, o candidato deve se dirigir à unidade escolar ofertante do curso escolhido em sua cidade e entregar os seguintes documentos:
- Original do Histórico Escolar
- Original e cópia legível do Registro Geral (RG)
- Original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF)
- Original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura), o qual deve constar data recente de emissão.
- Original e cópia da respectiva Carteira de Vacinação devidamente atualizada.
Dentre os cursos técnicos oferecidos, os principais são:
- Administração
- Informática
- Agricultura
- Análises Clínicas
- Gastronomia
- Biotecnologia
- Guia de Turismo
- Logística
- Segurança do Trabalho
- Nutrição e Dietética
- Serviços Jurídicos
- Saúde Bucal
Os cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica Integrados à Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio) têm duração de cinco semestres letivos. O pré-requisito para fazê-los é ter concluído o Ensino Fundamental e suas modalidades ou Ensino Médio incompleto, cumulado com a idade mínima de 18 anos.
Os estudantes matriculados nessa modalidade podem participar do ranking do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, com a possibilidade de conseguir uma vaga e ser reinserido no mundo do trabalho, na área de sua formação técnica.