Crianças e adolescentes vacinadas com a 1ª dose contra a dengue já podem tomar a 2ª
A segunda dose deve ser aplicada três meses após a primeira, para completar o esquema vacinal.
Nesta terça-feira (23), todas as unidades de saúde da zona urbana iniciaram a vacinação da segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, que tomaram a primeira dose entre os dias 2 e 30 de abril de 2024. A segunda dose deve ser aplicada três meses após a primeira, para completar o esquema vacinal.
Em abril, cerca de 6.600 pessoas desse grupo foram vacinadas com a primeira dose, vindas de um lote único de 6.670 doses, que foram sobras de vacinas não utilizadas por outros municípios, sendo redistribuídas para aproveitamento devido ao prazo de validade.
Agora, para a segunda etapa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu um lote com 4.300 doses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e espera mais doses para completar a vacinação.
A vacinação com a segunda dose será realizada nas unidades de saúde durante o horário de funcionamento das salas de vacina, conforme a disponibilidade de estoque.
Vitória da Conquista não foi incluída na lista dos municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para receber vacinas contra a dengue no início do ano. O motivo foi não atender ao critério de alta transmissão exigido, com alta transmissão e predominância do sorotipo 2 da dengue, excluindo a cidade por seu eficaz enfrentamento à dengue.