Comerciantes de Vitória da Conquista são indiciados por golpe do cartão virtual
Entre os indicados estão lojistas com estabelecimentos comerciais no Shopping Popular e em lojas virtuais.
A Polícia Civil da Bahia, através da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, concluiu uma investigação sobre um golpe do cartão virtual que resultou na aquisição de 11 telefones tipo iPhone em uma loja de telefonia da cidade.
O golpe ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2024 e causou um prejuízo de R$ 58.398,50. As fraudes foram identificadas na compra dos aparelhos através de 9 termos de adesão de pessoa física para planos de serviço pós-pago feitos na loja.
Segundo informações da Polícia Civil, estes 9 “clientes” responderão pelo crime de estelionato, e um inquérito foi aberto para cada contrato. No 12º dia de investigação, a Polícia Judiciária já havia recuperado 10 aparelhos, o equivalente a R$ 53.009,50.
Durante as investigações, foram realizadas 47 oitivas e 14 pessoas foram identificadas por praticarem crimes de estelionato, receptação qualificada, receptação simples, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
As compras foram realizadas por meio de links enviados pelo vendedor no qual eram preenchidos os dados do cartão. Também houve casos em que o próprio lojista preenchia os dados do cartão fornecidos pelo golpista. Em algumas situações, mais de uma tentativa era necessária para concluir a compra.
Como o titular do cartão era uma pessoa diversa da que realizava a compra, este contestava a transação e a bandeira do cartão suspendia o pagamento, resultando em prejuízo para a vítima.
Também houve casos em que o golpista adquiriu cartões em falsos anúncios de empréstimo para negativados, mas o empréstimo era apenas a utilização de um cartão virtual falso.
Dos indicados, sete são comerciantes, e um dos crimes praticados por eles foi o de receptação qualificada, cuja pena é de até 08 anos de prisão. Eles se valiam da facilidade de vender os produtos da receptação a terceiros de boa fé, clientes que não desconfiavam da procedência dos bens que estavam sendo oferecidos.
Entre os indicados estão lojistas com estabelecimentos comerciais no Shopping Popular de Conquista e em lojas virtuais. A Polícia Civil orienta que a maneira mais segura de saber a procedência na compra de um aparelho celular novo é com a apresentação de sua nota fiscal.
Além disso, a Polícia orienta os comerciantes que evitem a venda de produtos através da utilização de links para preenchimento dos dados do cartão de crédito, considerando que é muito grande o número de golpes praticados dessa maneira.
Os aparelhos recuperados foram devolvidos às vítimas. Medidas Cautelares diversas da prisão foram representadas contra os investigados e eles responderão em liberdade. Todos os inquéritos foram concluídos e remetidos para a Justiça.