“Foi uma decisão muito difícil” diz Luciana Silva sobre pré-candidatura à prefeitura de Vitória da conquista
Durante a conversa, Luciana Silva compartilhou detalhes sobre sua trajetória e decisões difíceis que enfrentou.
No último episódio do podcast PodMeContar, apresentado por Andreza Americano, a convidada da vez foi Luciana Silva, pré-candidata à vice-prefeitura de Vitória da Conquista, advogada, professora e ex-presidente da OAB de Vitória da Conquista.
Durante a conversa, Luciana compartilhou detalhes sobre sua trajetória e decisões difíceis que enfrentou:
“Foi uma decisão muito difícil, porque você citou que eu fui a primeira mulher a presidir a subseção, mas tem um outro ponto que precede também, que eu fui a primeira candidata. Quando eu me candidatei à presidência da OAB, a nossa subseção tinha 45 anos e nenhuma mulher candidata ainda.”
Luciana explicou como se sentiu tranquila ao deixar o cargo, sabendo que cumpriu boa parte do mandato com compromisso e respeito à advocacia:
“E o que me deixou por outro lado, assim, muito tranquila com a minha saída é saber que eu cumpri boa parte do mandato e cumpri com muito compromisso, com muito trabalho, com muito respeito à advocacia, com muitas conquistas e faltavam apenas poucos meses.”
Ela destacou a confiança na diretoria que a acompanhava e a abertura do processo sucessório na OAB:
“E eu tinha, na época, uma diretoria em que tinham três membros que atuavam muito junto comigo. E a previsão da OAB, no caso de morte ou de afastamento, é que tenha eleições para substituir quem está à presidência pelo Conselho da Bahia. Então eu sabia que qualquer dos três que estivesse, que quisessem se candidatar, a OAB estava bem assistida. E além disso, é aberto para qualquer advogado ou advogada participar. Então tinha uma gama muito grande, eu deixei a OAB caminhando e caminhando bem, então quem assumisse aí era continuar com o trabalho, deixar o barco andando.”
Sobre a nova etapa em sua vida, Luciana falou sobre a suspensão de algumas atividades e a preparação para a campanha política:
“Então eu saio assim com a sensação de dever cumprido, que eu fiz pela minha classe. Eu honrei esse mandato que foi amendado junto com os demais colegas pela advocacia, não só de Vitória da Conquista, mas do Sudoeste, porque abrange outras cidades também”, afirmou a pré-candidata.
“E você citou que eu também precisei afastar da sala de aula, que eu sou professora da UESB, da diretoria também da União de Mulheres, que eu exerço essa diretoria também. Há muitos anos, é um trabalho que me honra. Então, significou suspender algumas atividades, outras fechar a porta, que foi no caso da presidência, da OAB, mas como eu cito e repito com o dever cumprido, e começar uma nova atividade junto com o nosso pré-candidato a prefeito, Waldenor Pereira, que é de escutar a nossa população e ver o que a população quer”, completou Luciana.
A advogada também destacou o desafio que está sendo feito desde o planejamento:
“Então, é um desafio muito grande e um desafio que a gente já vem fazendo essa escuta para fazer o planejamento, caso sejamos eleitos, de como gerir, como cuidar da população de Vitória da Conquista”, finalizou.
O PodMeContar é transmitido todas as quartas-feiras, às 19 horas, no YouTube. Para assistir à próxima entrevista, com Luciana Silva, acesse o canal do PodMeContar no YouTube e fique ligado.