Três atletas de Itacaré são convocados para as Olimpíadas de Paris
As provas dos jogos Olímpicos de Paris serão realizadas de 6 a 10 de agosto, no Estádio Náutico Vaires-sur-Marne.
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou, na quinta-feira (04), a convocação do Time Brasil da canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em 2024, o Brasil conta com seis cotas olímpicas, que foram preenchidas por Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Mateus Nunes, Vagner Souta, Ana Paula Pergutz e Valdenice Conceição.
Dos seis convocados, quatro são do sul da Bahia: Valdenice, Jacky e Matheus são de Itacaré, e Isaquias é de Ubaitaba.
Isaquias Queiroz foi o único atleta convocado em mais de uma prova, no C1 1000m e no C2 500m. Ele é quatro vezes medalhista olímpico e vai para a sua terceira Olimpíadas em busca de fazer história.
Caso ele conquiste mais uma medalha, igualará Robert Scheidt e Torben Grael, da vela, como maior medalhista olímpico brasileiro. Com duas, passaria a ser o único atleta do país com seis pódios.
“Hoje eu me sinto muito bem preparado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024… Então não vou para brigar por prata ou bronze, o foco total é no melhor resultado possível”, afirmou Isaquias Queiroz.
Jacky Godmann formará a dupla no C2 500m. Principal canoísta com a mão esquerda, ele faz par com Isaquias. Além disso, ele esteve presente na conquista da vaga olímpica da categoria, quando venceu a prova no Campeonato Pan-Americano, ao lado de Filipe Vieira.
Paris 2024 será a segunda Olimpíada de Godmann. Em Tóquio-2020, formou dupla com Isaquias no C2 1000m, ficando em quarto lugar.
Mateus Nunes representará o Brasil no C1 1000m, indo para a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. Ele tem apenas 18 anos de idade e se destacou nas últimas edições do Olympic Hopes, importante torneio de base da canoagem velocidade.
Filipe Vieira, que foi campeão mundial sub-23 no C1 500m no ano passado, ficou de fora da convocação. O treinador nacional da Canoagem Velocidade, Lauro de Souza Júnior, explicou o critério para a convocação de Mateus, ao invés de Filipe.
“O Filipe é o atual campeão mundial Sub-23, mas na prova C1 500m, e o trabalho com ele era visando o C2 500m (que teve Isaquias e Jacky convocados). Por outro lado, no C1 1000m, o Mateus Nunes fez as melhores marcas depois de Isaquias Queiroz e ficou com a vaga”, disse o treinador
“Nosso processo de escolha é na água, tudo depende da performance nos treinos e competições. A modalidade não é subjetiva, então quem chega na frente com o melhor tempo ganha”, completou Souza Júnior
Valdenice Conceição, a única mulher baiana entre os convocados, disputará o C1 200m feminino. A canoísta fez história ao vencer o Campeonato Pan-Americano da categoria, conquistando uma vaga olímpica para o Brasil na canoa feminina pela primeira vez.
Os outros dois atletas que formam o time brasileiro na França são Vagner Souta (K1 1000 masculino) e Ana Paula Vergutz (K1 500m feminino). As provas dos jogos Olímpicos de Paris serão realizadas de 6 a 10 de agosto, no Estádio Náutico Vaires-sur-Marne.