Criminosos aplicam golpes pelo Facebook e WhatsApp em Vitória da Conquista
O golpe se encaixa em um tipo de crime virtual que vem se espalhando pelo país.
A edição do Bahia Meio Dia da última quinta-feira (04), da TV Sudoeste, apresentou uma situação que serve de alerta para as pessoas contra os golpes on-line. O caso mostrado está sendo investigado pela polícia.
O golpe se inicia com uma abordagem por meio de um perfil clonado de alguém próximo à vítima, induzindo-a a investir em um negócio que na verdade não passa de uma farsa, gerando prejuízo financeiro.
A vítima teve sua vida virada de cabeça para baixo após cair em um golpe online no dia 26 de junho. Uma pessoa se passando por uma amiga entrou em contato por meio de uma rede social e prometeu rendimentos altos através de um investimento no Pix.
Como pensou que conhecia a pessoa, a vítima confiou e fez uma transferência de R$ 180 para a conta do suposto gerente da empresa. O golpista também pediu que ela gravasse um vídeo, confirmando a confiabilidade do investimento.
A vítima desconfiou quando o dinheiro prometido não foi creditado em sua conta e passou a cobrar o golpista. Nessa época, a conta da rede social dela já tinha sido clonada, e o vídeo, que ela acreditava ser um incentivo ao investimento, estava sendo utilizado para convencer amigos da vítima a caírem no mesmo golpe. Alguns amigos, inclusive, transferiram dinheiro para a conta do golpista.
A trabalhadora de serviços gerais registrou boletim de ocorrência e o dinheiro perdido. Além do prejuízo financeiro, a vítima contou à repórter Andressa Amaral que a situação também a afetou profissionalmente.
Ela foi demitida do emprego e está cumprindo o aviso prévio. A reportagem mostrou que a polícia já identificou o responsável pela conta que recebeu os valores, um morador de São Paulo, e as investigações estão em andamento.
O golpe sofrido se encaixa em um tipo de crime virtual que vem se espalhando pelo país. Em 2022, os golpes online tiveram um aumento de 65% em relação ao ano anterior, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O dado acende um alerta para evitar de cair nesses tipos de golpes.
O Bahia Meio Dia também entrevistou uma especialista em direito digital que detalhou algumas instruções para evitar cair em golpes online, confira:
- Desconfie de promessas de rendimentos altos em investimentos.
- Verifique a veracidade da informação e da pessoa que está entrando em contato.
- Não faça transferências para pessoas desconhecidas ou para contas em nome de empresas que você não conhece.
- Mantenha seus dados pessoais seguros, incluindo senhas e dados bancários.
- Ao identificar algum golpe, denuncie às autoridades e aos responsáveis pela plataforma online onde ocorreu a ação criminosa.