Prefeitura inaugura Catedral das Flores, em Vitória da Conquista
O novo espaço faz parte do Parque Municipal do Rio Verruga.
Foi inaugurada na tarde do domingo (30) a Catedral das Flores, um novo espaço de lazer e contemplação das belezas naturais em Vitória da Conquista. A obra foi uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e faz parte do projeto do Parque Municipal Natural do Rio Verruga.
O local possui área construída de 200 metros quadrados e fica localizado próximo à Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, ao lado do Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira.
A Catedral das Flores recebeu investimento de mais de R$1 milhão e conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécies de flores variadas, fonte, iluminação, além de um projeto paisagístico composto por uma vegetação diversificada, com variedades como palmeiras areca bambu, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês.
O projeto do Parque Municipal Natural do Rio Verruga foi iniciado da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e concluído na administração da prefeita Sheila Lemos.
“Este espaço foi sonhado pelo saudoso Herzem Gusmão. Ele sonhou e projetou com um dos maiores urbanistas que o país já teve”, disse a prefeita Sheila Lemos em pronunciamento durante a entrega da obra. “Um espaço democrático, para todas as pessoas, de todos os bairros, de todas as zonas, para as crianças da rede municipal de ensino, enfim, um espaço à disposição dos conquistenses e para quem vem nos visitar”, completou.
O projeto da Catedral das Flores é do escritório do arquiteto urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, conhecido por revolucionar o conjunto arquitetônico da capital paranaense.
A obra foi executada pela PMVC, por meio da empresa G3 Polaris Serviços Eireli, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Esta última, também foi a responsável pela realização do trabalho de paisagismo do espaço.
Sobre o Parque Municipal Natural do Rio Verruga
Projetados pelo escritório do arquiteto urbanista Jaime Lerner (1937-2021), a Catedral de Flores e o Orquidário Zilda Gusmão fazem parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga, elaborado em 2019, e que a partir da Lei 2.907/2024, sancionada no dia 19 deste mês, passou a se chamar Parque Municipal Natural do Rio Verruga.
O parque, que ficará localizado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário, faz parte do programa Cidade Para Pessoas, iniciado na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e que avança com a prefeita Sheila Lemos.