Parceria entre Semdes e Fainor visa oferecer atividades formativas para idosos em Vitória da Conquista
O objetivo do projeto é promover atividades educativas, de saúde, de inclusão digital e de mobilidade física.
Por: Nayure Soares
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu com coordenadores dos cursos de Engenharia da Computação, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) para lançar uma nova parceria. O objetivo é fornecer atividades formativas para idosos que utilizam os serviços de Assistência Social de Vitória da Conquista.
Esta iniciativa faz parte do programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, desenvolvido em conjunto com o Governo Federal, e tem como meta melhorar a qualidade de vida dos idosos através de atividades educativas, de saúde, de inclusão digital e de mobilidade física.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a participação da Fainor ajudará a enriquecer os debates sobre esses temas. “A colaboração da Fainor vai enriquecer nossas discussões e atividades. Será uma oportunidade valiosa para os alunos, que terão contato direto com uma população mais vulnerável, e para a Semdes, que poderá abordar temas essenciais”, afirmou o secretário.
A inclusão digital dos idosos é um dos principais objetivos desta parceria. A Semdes e a Fainor estão discutindo a criação de bolsas de estágio para que os estudantes possam auxiliar os idosos no aprendizado de informática. “A ideia é que os alunos apliquem o que aprendem na instituição, democratizando o acesso à tecnologia”, explicou Adalberto Oliveira, professor do curso de Engenharia da Computação da Fainor.
Na área de educação financeira, os idosos receberão orientações sobre como evitar endividamentos e cuidados com empréstimos consignados. Segundo Marcelo Guimarães, coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, a parceria trará benefícios tanto para as instituições quanto para a comunidade. “É importante porque atenderemos à comunidade local e incentivaremos a prática dos nossos alunos, levando conhecimentos adquiridos para a sociedade”, disse Marcelo.