Bahia tem movimentação histórica na economia durante o São João
Segundo dados da Setur-BA, o São João da Bahia 2024 recebeu 1,7 milhão de visitantes e movimentou R$ 2 bilhões em receita.
As festividades juninas da Bahia obtiveram uma movimentação histórica em 2024. Segundo dados da Setur-BA, o São João da Bahia 2024 recebeu 1,7 milhão de visitantes e movimentou R$ 2 bilhões em receita.
Só no São João de Ibicuí, na zona turística Caminhos do Sudoeste, recebeu cerca de 100 mil visitantes e obteve uma movimentação de R$ 4 milhões na economia local. Em 2023, a receita na Bahia foi de R$ 1,6 bilhão, com a participação de 1,5 milhão de turistas.
Em municípios mais procurados, como Cruz das Almas, Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí, houve ocupação hoteleira máxima, com o crescimento na procura por casas de temporada.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, atribui os resultados do São João deste ano a um planejamento estratégico. “Começamos a divulgar a festa, logo após o Carnaval, nos principais polos emissores de turistas nacionais, com a capacitação de agentes de viagens sobre a cultura junina, além da promoção em feiras de turismo internacionais. A Bahia se preparou para receber os visitantes”, afirmou o secretário.
“O Governo do Estado investiu mais de R$ 140 milhões para garantir os festejos nas 13 zonas turísticas baianas, oferecendo receptivo especial, infraestrutura, segurança, saúde e grandes atrações”, disse Maurício Bacelar.
“As parcerias com o Governo Federal, as prefeituras e o trade turístico também contribuíram para o sucesso do São João 2024, que registrou recorde no movimento de turistas e injeção de recursos na economia”, concluiu o secretário de turismo.
Entre as ações da Setur-BA no São João, o secretário Bacelar destaca a pesquisa de demanda turística. “Os pesquisadores da secretaria estiveram nas zonas turísticas Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Baía de Todos-os-Santos e Caminhos do Jiquiriçá, onde fizeram o levantamento do perfil dos visitantes, com a avaliação deles sobre os serviços oferecidos nas regiões”.
“Os dados serão usados na formulação de novas ações para o próximo São João”, concluiu Bacelar.