“Junho Violeta”: Campanha conscientiza sobre violência contra idosos e incentiva denúncias
Em Vitória da Conquista, foram registrados 530 casos de violações contra pessoas idosas em 2024.
Durante a campanha “Junho Violeta”, que busca conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) destaca os diversos tipos de violações sofridas por essa faixa etária.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Mª. Lianne Soares, as violências mais frequentes incluem violência física, abuso psicológico, negligência, abandono, violência institucional, abuso financeiro, violência patrimonial, violência sexual e discriminação.
Em Vitória da Conquista, foram registrados 530 casos de violações contra pessoas idosas em 2024, mas apenas 56 denúncias foram formalizadas. Na Bahia, os números são ainda mais altos, com 23.768 casos de violações e 2.671 denúncias registradas.
A especialista enfatiza a importância das denúncias para a intervenção imediata das autoridades, proteção da vítima e responsabilização dos agressores, além de conscientizar a sociedade sobre a gravidade do problema.
Para denunciar violências contra idosos, é possível utilizar o Disque 100, um serviço coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC), que é gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia. Além de chamadas telefônicas, o serviço pode ser acessado pelo site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (@Direitoshumanosbrasil) e WhatsApp (61) 99611-0100, com atendimento em Libras disponível.