Esaú Matos realiza teste do pezinho para detectar precoce de doenças em recém-nascidos
Em média, o hospital de Vitória da Conquista realiza cerca de 60 testes do pezinho por mês.
O Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, realiza rotineiramente o teste do pezinho para todos os recém-nascidos, um exame crucial para a detecção precoce de várias doenças congênitas.
Este teste, feito com a coleta de sangue do calcanhar do bebê, pode identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase, entre outras, antes mesmo que os sintomas se manifestem.
A coleta deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, garantindo que recém-nascidos que permanecem no hospital por pelo menos três dias após o parto já saiam com o exame feito.
A médica pediatra Sarah Miná, coordenadora do setor de Pediatria, destaca a importância do teste. “Os pacientes nascidos aqui têm garantida a realização do teste do pezinho. Em caso de resultados alterados, fazemos uma busca ativa para que as famílias realizem a recoleta ou outros testes confirmatórios para iniciar o tratamento adequado, se necessário. Esta é uma ação importante do hospital, que contribui significativamente para a saúde dos bebês que aqui nascem”, reforçou ela.
Em média, o hospital realiza cerca de 60 testes do pezinho por mês. A coleta do teste do pezinho é feita de segunda a sexta-feira, e o material é enviado para o Centro de Diagnóstico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), responsável pela triagem neonatal na Bahia. Os resultados do exame são disponibilizados no site da APAE Salvador em até 10 dias, no endereço www.apaesalvador.org.br.