Equipe do Samu 192 é atacada durante atendimento em Vitória da Conquista
O agressor usou uma ferramenta não identificada para quebrar o vidro e o para-brisa da ambulância.
Na noite da última terça-feira (04), por volta das 23h06, uma equipe de socorristas do Samu 192 foi chamada para um atendimento na Rua da Conquista, no Centro de Vitória da Conquista. A equipe, composta pelo condutor e uma técnica de enfermagem, chegou ao local às 23h16, mas foi surpreendida por um homem que atacou a ambulância com uma arma branca.
Ao chegarem ao local para uma ocorrência clínica, foram atacados por um agressor que surgiu de dentro da casa. O homem usou uma ferramenta não identificada, possivelmente um pedaço de pau ou uma marreta, para desferir golpes na ambulância, quebrando o vidro esquerdo e o para-brisa.
Os estilhaços atingiram os profissionais, que felizmente não sofreram ferimentos graves graças aos uniformes de proteção.
A equipe retirou-se rapidamente do local e, após encontrar um lugar seguro, reportou o incidente à base do Samu 192, sendo orientada a retornar à sede do serviço. Eles acionaram a Polícia Militar para registrar o Boletim de Ocorrência.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) condenou a violência contra a equipe de saúde. “Repudiamos, veementemente, a violência contra qualquer equipe de saúde em exercício da sua função, ajudando a população, principalmente a equipe do Samu 192 que faz um trabalho tão importante e fundamental no nosso município, sendo até reconhecido internacionalmente”, declarou o secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues.
A Unidade de Suporte Básico USB 02 ficará temporariamente fora de serviço para manutenção e reparos necessários.