Casos de Dengue caem cerca de 70% em Vitória da Conquista
Atualmente, 27 pessoas estão hospitalizadas devido à dengue, e três óbitos recentes elevaram o total de mortes a 21, com 44 ainda em investigação.
A Vigilância Epidemiológica de Vitória da Conquista relatou uma significativa redução nos casos suspeitos de dengue, com uma queda de 70,8% nas últimas duas semanas, de acordo com dados do Sistema de Notificação de Agravos Compulsórios (Sinan).
Até esta terça-feira (04), foram registrados 39.577 casos suspeitos, com 25.232 confirmações. Além disso, 27 pessoas estão atualmente hospitalizadas devido à dengue, e três óbitos recentes elevaram o total de mortes a 21, com 44 ainda em investigação.
A população é orientada a buscar atendimento imediato em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e nas articulações, e manchas avermelhadas na pele. As unidades de saúde de referência atendem durante o dia, enquanto as unidades noturnas USFs: Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Conveima e Panorama, funcionam das 17h às 22h de segunda a sexta, e das 8h às 13h aos sábados.
Para combater o Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações preventivas em áreas urbanas e rurais com altos índices de infestação.
Este ano, já foram realizados 15 mutirões de combate ao mosquito, incluindo educação comunitária, tratamento focal nas residências e borrifação de inseticida UVB. A SMS enfatiza a importância da colaboração dos moradores para eliminar criadouros dentro das residências, dedicando pelo menos cinco minutos diários para verificar e eliminar qualquer acúmulo de água parada.