Conquista: Profissionais do Samu 192 partem em missão humanitária para o Rio Grande do Sul
O grupo, composto por 3 médicos, 7 enfermeiros e uma farmacêutica, atuará por 10 dias no Hospital de Campanha de Canoas.
Por: Nayure Soares
Nesta quarta-feira (29), onze emergencistas do Samu 192 Regional desembarcaram em Canoas, Rio Grande do Sul, para integrar a missão humanitária da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) nas enchentes que atingiram o estado em maio.
O grupo, composto por 3 médicos, 7 enfermeiros e uma farmacêutica, atuará por 10 dias no Hospital de Campanha de Canoas, montado temporariamente para oferecer assistência médica às vítimas da tragédia.
Graciele Tavares, enfermeira e coordenadora do Samu 192 Regional, partiu para sua oitava missão pela Força Nacional. “Queremos sempre estar atuando nessas situações”, destacou. Grazielle Laranjeira, enfermeira da base descentralizada do Samu Regional de Poções, participa de sua primeira missão humanitária. “É gratificante poder ajudar e saber que o retorno sempre vem para o melhor”, disse Grazielle.
Na última terça-feira (28), a prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, e a subsecretária Fernanda Maron visitaram a base do Samu 192 para desejar boa sorte aos profissionais. “Vamos liberar todos aqueles que forem necessários para ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil”, destacou Vinícius Rodrigues.
A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação que executa medidas de prevenção, assistência e resposta a situações epidemiológicas, desastres ou desassistência à população.